
Podologia

Podologia
Manter um tratamento nos pés junto a um podólogo, é muito mais do que recorrer ao especialista quando algum problema o estiver incomodando. Por meio da Podologia, você pode garantir não somente a saúde aos seus pés, assegurando alívio e proteção contra seus problemas, como também prevenir a formação de novos incômodos.
Os cuidados da Podologia vão desde o corte de unhas e massagem nos pés até o tratamento e controle de patologias mais graves. Em todos eles, os profissionais do Centro Medico Biosapere procuram sempre uma maneira mais saudável de garantir a higiene e bem-estar para o seu paciente.
O estresse e desgaste físico são duas das características mais presentes na rotina de uma pessoa comum. Em razão principalmente do desgaste físico, o organismo começa a produzir uma série de avisos indicando que algo não vaio bem, por meio de dores em várias partes do corpo.
Pensando nos pés, por exemplo, que carregam todo o peso do corpo, o uso de um simples calçado inapropriado pode potencializar os efeitos de um pequeno incômodo. Quando não tratado, o indivíduo está propício a desenvolver problemas como mau cheiro, micose e consequências ainda mais prejudiciais, como a má postura (dependendo do sapato), por exemplo.
A formação de calosidades nos dedos e deformações nas unhas podem também originar patologias (unhas encravadas, traumatismo da unha, paroníquia, etc.) e até doenças sistêmicas. Contando com o auxílio de um podólogo, seus pés recebem o tratamento necessário para impedir que uma dorzinha do dia a dia se transforme em um problema sério.
TRATAMENTOS DISPONIVEIS:
MICOSE NAS UNHAS
Geralmente percebe-se que a unha começa a ficar esbranquiçada e desprende-se do leito ungueal de algum dos lados da unha. Este é um claro sintoma de que a unha ou as unhas foram contaminadas de alguma maneira por fungo. Tal problema surge em decorrência da falta de cuidado, como quando se vai a manicures e pedicures em salões de cabeleireiros onde ainda usam-se as famosas e arcaicas bacias de água morna onde todos põem seus pés sem os devidos cuidados de esterilização.
No mercado de equipamentos e utilidades para "Salões de Beleza", já existem bacias com protetores "Plásticos Descartáveis", para serem usados a cada atendimento, o que sobremaneira vem a proteger seus usuários. Também existe o risco de contrair-se micose em piscinas, saunas, banheiros de clubes e principalmente nas praias, onde algumas pessoas ainda insistem em levar seus cães e gatos para passear.
Tratamento: Sugerimos periódicas visitas ao seu Podólogo de confiança ou indicado, entre 21 e 28 dias para o corte correto das unhas e a remoção de macerações mais profundas, lixamento e assepsia das mesmas. Já disponibilizamos em nossa clínica a técnica de laserterapia, para o tratamento de micose das unhas dos pés. Esta técnica consiste na aplicação de raio laser de baixa intensidade (LBI) em conjunto com o uso de terapia fotodinâmica (com o uso do Azul de Metileno). Mas para que tal terapia surta efeito é necessário que o tratamento indicado seja feito com a dedicação do paciente, pois as aplicações deverão ser semanais com uma frequência de 25 a 35 aplicações mais ou menos, para que haja resultados efetivos. Aconselhamos as Srtas. e Sras. a não esmaltação das unhas com esmaltes coloridos ou de outra espécie embelezadora, pois isso só retardará o tratamento em si. Recomendamos sim, além da laserterapia, o uso de esmaltes anti-fungicidas locais como complementação do tratamento! Remédios por via oral só serão indicados pelo médico dermatologista, sugerimos então consultar um de nossos médicos indicados!
MICOSE INTERDIGITAL
Entre os dedos dos pés é muito conhecida como Pé de Atleta ou mais popularmente como Frieiras, sendo também proveniente de infestação por fungos.
Tratamento: Ao final do seu banho, enxugar bem com a toalha entre os dedos, usar cremes, sprays, pomadas anti-fungicidas e talcos antissépticos. Também já é possível usar-se a laserterapia, para a erradicação de fungos nas micoses interdigitais. Consulte seu Podólogo sobre o tratamento.
​
​
VERRUGAS PLANTARES
Chamadas comumente de "Olho de Peixe", mas difere deste na aparência e na maneira de ser tratado, pois as "verrugas plantares"são infestações por vírus e não por pressão ou mau uso de calçados.
Tratamento: O Podólogo tem agora a seu dispor o uso da laserterapia para o tratamento de Verrugas Plantares, com ótimos resultados. Também é possível tratá-las com a técnica da "Quimio-Cauterização", com resultados satisfatórios. O tempo estimado de tratamento varia de paciente para paciente podendo ter sessões de 03 a 15 aplicações, ou mais, dependendo de cada caso.
​
ESTERILIZAÇÃO
Nossos podólogos(as) usam luvas descartáveis a cada atendimento, nossos instrumentos são esterilizados em AUTOCLAVE CRISTOFÓLI VITAE-PLUS. A cada procedimento é usado um novo jogo de instrumentais, evitando-se assim qualquer possibilidade de contaminação.